Os croquis, desenhos que expressam de forma simples as ideias de um arquiteto, apesar de serem muito importantes na hora da criação, estão cada vez mais caindo em desuso pelo grande avanço tecnológico de softwares voltados para arquitetura. O papel e a caneta se tornam aos poucos obsoletos, em um mundo em que a tendência é a tela e o mouse, ou até mesmo o dedo, como ferramentas de trabalho e expressão.

croquis 3d demonstrado através de um uma imagem gif

Há pouquíssimo tempo a Microsoft lançou o Microsoft Surface Studio, um computador all-in-one destinado para criativos. O Surface Studio funciona como uma prancheta interativa e possui alguns gadgets de controle, como uma caneta, e um indicador que tem o objetivo de abrir menus de acordo com o software que você está usando no momento e que interage com a interface do Surface de acordo com a sua posição em cima dele, além de possuir os básicos como mouse e teclado.

Junto com o Surface, a Microsoft se juntou com uma série de empresas de softwares, sendo uma delas a Mental Canvas, que traz um software de mesmo nome que promete revolucionar a produção e utilização de croquis.

3D drawing on the new Surface Studio

O que o Mental Canvas pode fazer de novo para a arte do croquis?

Mental Canvas não é o primeiro software que tenta salvar o ato de fazer croquis. Vimos ferramentas 3D de “esboço”, como o SketchUp, bem como aplicativos que simplesmente simulam esboços em papel, como a popular variedade de aplicativos de esboço da Morpholio. Mas o que torna o Mental Canvas revolucionário é que você tem a capacidade de esboçar livremente em um espaço tridimensional sem as restrições da modelagem CAD tradicional; É o que Julie Dorsey, fundadora da Mental Canvas, chama de “mídia gráfica”; não totalmente plana, mas não completamente 3D. O software será lançado ainda este ano nos dispositivos Microsoft Surface, incluindo o recentemente anunciado Surface Studio, trabalhando com o hardware dos computadores Surface e o Surface Dial para fornecer uma experiência natural de esboço em uma tela virtual.

Saiba mais no link do post original.

Comentários

comments