Render com vray para sketchup

Nesse artigo, vamos lhe mostrar o quanto é simples melhorar seu desempenho com o V-Ray para SketchUp, e que para isso não é necessário aprender muito mais coisas do que o que você já sabe, e sim mudar alguns maus hábitos que todos nós, que trabalhamos com softwares de modelagem 3D e renderização, insistimos em continuar executando.

Algumas ferramentas que ignoramos e que estão a nossa disposição, basta lembrar delas na hora certa, podem ajudar demais nosso desempenho com na hora do render. Até o final desse artigo espero ter ganhado algumas horas para você em seus próximos trabalhos. Então vamos as dicas!

 

1º Organize e nomeie corretamente os materiais no SketchUp

 

Sim, parece um pouco simples demais, mas quando se trata do V-Ray para SketchUp, essa dica é muito valiosa. Na hora de configurar os materiais no renderizador, você vai acabar tendo aquelas dúvidas que dizem respeito ao projeto mas que ninguém pensa na hora em que está modelando. Vai se perguntar se “Color 001” é um branco acetinado ou fosco, quais as propriedades de brilho específicas dele?

Portanto se você já definir os materiais de forma a facilitar sua vida na hora de configurar cada um, certamente você vai fazer isso muito mais rápido. Lembre-se que o render é uma etapa avançada do processo de trabalho, possivelmente acontecerá em um momento onde você já estará cansado e querendo se ver livre daquele trabalho em breve, então traga as etapas de escolhas e raciocínio sobre o material para próximo do início.

O que você acha mais fácil de configurar, um material chamado “001” ou um chamado “Madeira com pintura branca acetinada”? Bem melhor né? Então economize tempo e paciência do final do trabalho, deixando tudo organizado no começo.

 

2º Baixe “blocos fora do seu arquivo final. No V-Ray para SketchUp, isso é muito importante!

 

Cadeira barcelona pronta para renderizar com vray para sketchup

 

3º Proxy é uma das ferramentas mais importantes do V-Ray para SketchUp. Use!

 

exemplo de proxy utilizando a ferramenta do V-Ray para SketchUpUma ferramenta muito importante e quase sempre ignorada por quem tem pouca experiência com o V-Ray para SketchUp – As vezes por quem tem muita experiência também – é o proxy. Uma ferramenta muito simples e que vai te ajudar a passar menos nervoso, com certeza, na hora de manipular o seu modelo.

O proxy é muito simples. Ele pega um modelo complexo, como um carro ou uma árvore, e transforma em algo muito simples, totalmente deformado mas que, no momento do render, será substituído pelo modelo original.

É importante lembrar de configurar totalmente o modelo antes de transformá-lo em proxy, inclusive materiais do V-Ray, para que você não tenha nenhum problema ao renderizar esse modelo no final da modelagem. Com essa técnica é possível Otimizar em até 95% um modelo devido a quantidade de faces que não serão carregadas durante as configurações.

Ao final de toda a modelagem e configuração dos materiais e luzes, no momento do render, todas as faces serão carregadas, mas nesse momento, se a máquina tiver um desempenho suficiente para tal, o render vai ocorrer sem problemas.

 

Essas foram as 3 dicas para melhorar seu desempenho ao usar o V-Ray para SketchUp.

Espero que tenham gostado!

Até a próxima!

Comentários

comments